quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Mensagens das Águas

 


Tudo que existe é energia, vibração, frequência. O átomo que é a estrutura básica de todo o universo manifesto é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons ( partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Sendo assim, nosso corpo é tanto matéria quanto energia e emitimos e recebemos frequências o tempo todo.

Estamos todos interconectados neste campo infinito de energia universal, interagimos com essas forças, fazemos parte delas.

Massaru Emoto, cientista japonês, escreveu um livro chamado "Mensagem das Águas". Nesta obra ele fotografa moléculas de cristais de água que foram submetidas a diferentes vibrações boas e ruins tais como; pensamentos, sentimentos, palavras e sons.

Estas são algumas imagens da reação das moléculas de água frente a diferentes estímulos. Considerando que nosso organismo é feito de 75% de água e que cada célula é formada principalmente por água, fica evidente a importância das frequências que são emitidas, também para o corpo.

A medicina vibracional, dentre outros recursos, também utiliza frequências através de mantas e palavras sagradas de poder, que ajudam a purificar, reordenar e regenerar as células, átomos e, os corpos físico, etérico, emocional, mental, astral, espiritual e também os chakras. Isso mobiliza a retomada da saúde física, psíquica e de nosso espírito.

Esses mantras, palavras sagradas ou frases vêm de línguas matrizes da humanidade: o sânscrito, o aramaico e o chinês.  Por estarem associadas às raízes da formação conceitual do ser humano, possuem frequências profundamente ordenadores e potentes, pois remontam aos códigos originais do pensamento humano. Isso não significa que as palavras de idiomas mais recentes não tenham poder, mas temos que considerar que a raiz de qualquer coisa é onde reside o núcleo, o código mor, a semente, daí seu valor mais intrínseco.

Juntamente com o a forma da palavra, o sentimento que ela contém (sua substância) e sua real intenção, são fundamentais para definir a qualidade da vibração do som e seus efeitos em nós e em tudo que nos circunda.

                              Da Luz (mente), a Substância (sentimento) a Manifestação (ação)!

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

O que são chakras

A palavra chakra deriva do sânscrito e significa roda ou círculo.  No hinduísmo e no budismo se referem a centros energéticos dispostos desde a base da coluna vertebral até o topo da cabeça. Os chakras são vórtices de energia circulares, que agem como receptores e transmissores de energia. Eles fazem o intercâmbio entre o campo de energia individual com outras pessoas, a natureza e o campo de energia universal.  Estão associados ao corpo aos sentimentos, a mente  e ao espírito.

Quando estão harmônicos indicam a adequação da expressão de suas características e finalidades. Quando estão em desequilíbrio sinalizam que existe excesso ou falta do exercício de determinados aspectos do ser que geram disfunções  no corpo na psique e espirituais e consequentemente na vida.


Chakra Básico ou Raiz (Muladhara)

Situado na base da coluna vertebral, cóccix, está ligado ao nosso instinto de sobrevivência, à vitalidade, e a capacidade de manifestação no plano concreto. Quando está bloqueado indica que o indivíduo tem pouca conexão com o plano concreto, com a realidade do mundo físico, que está desenraizado. Quando está superativado significa que há excesso de materialismo e até ganância.

Cor: vermelho

Glândulas: sexuais.

Pedras: turmalina negra, quartzo fumê e, quartzo morion para ajudar a ancorar, enraizar; jaspe vermelho e jade vermelho para estabilizar a energia; granada e hematita para ativar a energia desse chakra

Chakra Umbilical (Svadhisthana)

Situado um pouco abaixo do umbigo está relacionado à sensibilidade, à experiência sensual e afetiva, a capacidade de dar e receber afeto, a sexualidade e a criatividade.

Cor: laranja, puxando também para o rosa e amarelo.

Glândulas: testículos e ovários.

Pedras: cornalina, pedra do sol e granada para ativar; calcita laranja e âmbar para regenerar os órgãos associados a esse chakra

Chakra Plexo Solar (Manipura)

Situado na boca do estômago refere-se à experiência do poder, ou seja, dominação versus submissão. É aqui que o indivíduo precisa aprender a manejar seu poder no mundo, ter um domínio saudável sobre sua vida e saber ocupar o lugar correto nas relações e circunstânciasQuando esse chakra está equilibrado indica que a pessoa tem autoconfiança, determinação e uma forte autoestima. Desequilíbrios podem resultar em sentimentos de inadequação, vergonha ou ao contrário, prepotência e autoritarismo.

Cor: amarelo vibrante.

Glândulas: pâncreas e suprarrenais.

Pedras; topázio amarelo, citrino, e pedra do sol para vitalizar o chakra; olho de tigre e jaspe amarelo para ordenar e estabilizar; obsidiana verde para desbloquear. 

Chakra Cardíaco (Anahata)

Situado no centro do peito, está relacionado ao amor, que pode ser fraternal ou apaixonado, e na sua forma mais elevada se expressa como amor incondicional, empatia e compaixão. Quando está desenvolvido e equilibrado atua integrando os três chakras superiores aos três chakras inferiores. Desequilíbrios podem levar a tristeza, ciúmes e dificuldades em criar vínculos saudáveis.

Cor: do verde ao rosa dourado.

Glândula: timo.

Pedras: quartzo verde, quartzo rosa, aventurina, esmeralda, turmalina verde, turmalina rosa, turmalina melancia e pedra da lua para purificar e regenerar; rodocrosita para consolidar o amor maduro; rubi e calcita ótica rosa para elevar a perspectiva e o potencial de luz do chakra

Chakra Laríngeo (Vishuddha)

Situado na garganta, refere-se ao poder da palavra que expressa os sentimentos, pensamentos e a vontade. Ele é o poder do verbo, a expressão da vontade e da criatividade através da vibração sonora, daí o poder dos mantras, da música e também das palavras que podem ter a leveza do vento ou a força da tempestade. Esse chakra fica bloqueado quando não expressamos devidamente os sentimentos, pensamentos e a vontade. Podemos dizer que na maioria das vezes esse chakra fica desiquilibrado quando o coração ou a mente são disfuncionais porque ele é o "porta voz" desses aspectos do ser. 

Cor: azul celeste.

Glândulas: tireóide e paratireóide.

Pedras: água marinha, turquesa, quartzo azul, amazonita, topázio azul, calcita azul, calcedônia e larimar. 

Chacra Frontal ou Terceiro Olho (Ajna)

Situado entre as sobrancelhas relaciona-se com o pensamento, conceitos abstratos, a intuição, e de um modo mais abrangente, a uma visão ampla e aberta da vida, conectada aos princípios universais. Quando equilibrado, aumenta nossa intuição e percepção além do físico. Desequilíbrios podem causar confusão mental, ilusões e problemas de visão.

Cor: azul anil e amarelo dourado.

Glândula: pituitária.

Pedras: safira, sodalita, labradorita, azurita azul, lápis lázuli, apofilita, quartzo rutilado, cianita azul, fluorita, calcita ótica branca e calcita ótica dourada. 

Chacra Coronário (Sahasrara)

Situado no topo da cabeça, refere-se a nossa conexão com a energia cósmica universal, com a totalidade e espiritualidade. Quando está equilibrado nos proporciona senso de unidade, propósito espiritual, conexão com a espiritualidade, a integração dos corpos físico, mental, emocional e espiritual e a não identificação com dogmas. É aqui que podemos ir ampliando a experiência da consciência transcendente, a conexão com dimensões superiores de luz dentro e fora de nós e entrarmos no fluxo da sincronicidade evolutiva maior.

Cor: violeta e branco luminoso.

Glândula: pineal.

Pedras: ametista, ponta de quartzo bem transparente, selenita, diamante herkimer, calcita ótica branca.

“O que está em cima é como o que está embaixo e o que está dentro é como o que está fora”. Hermes Trismegisto

Para termos chakras saudáveis é necessário passarmos pelo processo de autoconhecimento e irmos transformando o que não favorece e investirmos no que promove a vida de fato.

As pedras e cristais, aromas, meditação, yoga, reiki e outras técnicas auxiliam nessa jornada evolutiva tão incrível de se tornar si mesmo, inteiro, uno com a vida!

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Depressão Causas Efeitos e Tratamentos

 


A depressão é diferente da tristeza que pode durar por um tempo mas que é intercalada por momentos de algumas risadas e até um pouco de diversão.

A palavra depressão vem do latim “depressio” que significa apertar firmemente para baixo ou, forma afundada como consequencia de uma força exercida sobre uma superfície plana que desce, que afunda. Esse termo retrata fielmente o estado psicológico depressivo.

Essa condição se caracteriza por falta de energia e de forças, apatia e desinteresse para realizar atividades que antes  eram consideradas normais ou até prazerosas. Também há sentimentos de medo, desamparo, vazio, de não se sentir pertencente a nada, sentimentos desproporcionais de culpa e de baixa autoestima, falta de sentido e até pensamentos recorrentes de doença e mesmo de morte.
 
Na depressão, alguns sintomas físicos que podem ocorrer com frequencia são: muita falta de energia, dificuldade de conciliar o sono e um despertar precoce, dores no corpo, dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais sem explicação médica aparente.

Podemos considerar duas causas de depressão:

• Causas físicas: estresse crônico, vícios de álcool, cigarro ou drogas, disfunções hormonais, uso excessivo de internet e redes sociais, entre outros.

• Causas emocionais: traumas psicológicos que podem ser provocados por assaltos, acidentes, violência sexual, rompimentos de relacionamentos, dificuldades materiais, perdas afetivas, mudanças de ciclo de vida, solidão e outros.

É importante considerar os dois lados da questão, para um encaminhamento satisfatório deste problema tão doloroso e presente na vida de tantas pessoas.

A depressão pode se manifestar como um sintoma leve e administrável no dia-a-dia, até uma condição muito pesada e dolorosa que pode impedir a pessoa de levantar da cama, comer, tomar banho, barra pesada mesmo.
 
Para abordar essa questão é preciso avaliar tanto os fatores físicos quanto os psíquicos através de um processo terapêutico para que sejam detectadas as causas da depressão e os possíveis caminhos para ir minorando essa dor.

Os florais e os tratamentos energéticos são de grande valia para dar suporte ao tratamento psicológico. Em alguns casos, pode ser importante entrar com um tratamento alopático, para minimizar o sofrimento da pessoa por um período quando a situação está num ponto de muito sofrimento. Só para esclarecer,  ninguém precisa tirar um dente sem anestesia, certo? 

O importante, é que o terapeuta e o paciente estejam com a mente aberta para avaliar sem preconceitos e com delicadeza, os caminhos que devem ser tomados para o alívio e a cura mais efetiva desta doença.

Para mais informações envie uma mensagem pelo WhatsApp: (11) 99134-1640

Abraços terapêuticos!

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Empoderamento


Crescemos num contexto em que na maioria dos casos somos estimulados e pressionados o tempo todo a satisfazer os modelos de sucesso, aparência, status social, cor e religião que são aprovados pela sociedade na qual estamos inseridos. Isso vem desde nosso núcleo familiar, nossos parentes, colegas da escola depois no trabalho, mídias sociais e por aí vai.

Na maior parte das vezes, não correspondemos nem de longe a todas essas expectativas, que desde muito cedo, também acabam se tornando nossas exigências a respeito de como devemos ser e parecer. Por isso sentimos insegurança, ansiedade e temos baixa autoestima. Além disso, muitas vezes também sofremos rejeições, represálias e bullying do mundo externo.

De modo geral, somos um monte de condicionamentos construídos a partir desses ditames sociais externos e sabemos muito pouco sobre quem somos na verdade, sobre o que nos faz bem e o que de fato faz sentido para nós.  Ficamos frágeis, vulneráveis, infelizes, e desperdiçamos uma energia imensa para tentar corresponder a todos estes padrões e expectativas que nos tolhem e escravizam.

Todo ser humano tem necessidade de ser reconhecido, apreciado e valorizado e isso faz parte da nossa natureza, porém inúmeras vezes, para alcançarmos esse reconhecimento, temos que sacrificar nossa verdadeira identidade e o que realmente nos faz bem. Fazemos um enorme esforço e passamos por muita tensão e desgaste para corresponder a essas demandas. Quanto cansaço, que desperdício!

A saída para essa situação é o caminho do autoconhecimento porque na medida em que vamos compreendendo e aceitando quem realmente somos, e vamos conquistando coragem para nos expressarmos de modo mais verdadeiro e autentico, vamos nos tornando mais fortes e confiantes porque passamos a nos nutrir de nossa própria substância, de nossa verdade interior, nos libertamos desta enorme necessidade de aprovação externa e podemos investir nossa energia no que realmente interessa.

Ficar a mercê dos julgamentos e criticas dos outros dói muito. Ser si mesmo também é um desafio mas compensa, porque estamos investindo no que somos, e ser o que se é proporciona bem-estar, mais clareza, respeito por si mesmo e pelos outros,  e isso nos fortalece e proporciona paz interior.

Só o que somos de verdade tem o poder de nos sustentar porque isso significa nos apropriarmos de nosso potencial, de nossa potência, ou seja, de nosso poder pessoal. O poder pessoal não está fora, está dentro de nós. É nossa veracidade mais íntima e nos proporciona paz, segurança e autoconfiança.

Se você se identificou com essa questão e quiser conversar sobre isso, mande uma mensagem para mim.

Abraços terapêuticos!

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Urano, Netuno, Plutão e as Mudanças da Atualidade

 

Esses planetas são considerados geracionais porque permanecem vários anos num mesmo signo trazendo temas comuns a todos. Eles trazem mudanças muito profundas tanto na vida pessoal como na vida coletiva. É bem raro e no mínimo muito intrigante que esses 3 planetas estejam entrando simultaneamente em novos signos e mais raro e mais intrigante ainda, o fato de que estejam fazendo um grande aspecto harmônico entre eles.

Como seus movimentos são lentos, eles permanecerão nessa configuração no segundo semestre de 2025, em todo o ano de 2026 e ainda se encontrando e se distanciando uns dos outros em 2027. Os grandes aspectos na astrologia sempre trazem eventos importantes que mudam radicalmente várias condições da vida pessoal e coletiva de um modo que nada será mais como antes. Primeiro, vamos avaliar a situação de cada um dos três planetas em seu percurso pelos novos signos, para então tentarmos prever o que essa significativa configuração pode estar querendo nos dizer.

Urano em Gêmeos por 7 anos: esse é o planeta da inovação e de mudanças radicais. Já Gêmeos, rege a comunicação, a informação e o aprendizado da criança e do adolescente. Esse trânsito promete trazer muitos recursos nessas áreas que vão se incrementadas pela IA de modo criativo veloz e muito efetivo. Também há uma possibilidade de maior veracidade nos meios de comunicação e nas mídias sociais porque Urano não suporta mentiras que emperram a vida e o progresso como um todo.

Netuno em Áries por 14 anos: Áries está associado à força, à assertividade, à coragem à liderança ao individualismo e ao desejo de impor sua vontade sobre os outros. Netuno por outro lado rege a sensibilidade, o amor incondicional, a espiritualidade, os devaneios e o inconsciente, assuntos contrários aos temas de Áries. Isso pode significar um abrandamento dos excessos de Áries, trazendo mais empatia e suavidade em suas ações, líderes mais empáticos e inspirados, mas também, líderes dissimulados, “falsos bonzinhos” que na verdade têm o intuito de manipular e enganar em benefício próprio, e também falsos profetas que que podem estar iludidos a respeito de si mesmos, ou que apenas se beneficiam da credulidade sem critérios das pessoas.

Plutão em Aquário por 20 anos: a energia de Plutão vem do âmago da psique e está associada às relações de poder e às instituições de governança e financeira que regem a vida pessoal e coletiva. Sua ação opera trazendo à tona todas as motivações mais obscuras, escondidas e arbitrárias individuais, de um grupo ou coletivas, e também, as riquezas escondidas no âmago da psique individual e coletiva. Por sua vez, Aquário é um signo que expressa capacidade de captar a essência da realidade e traduzi-la em conceitos e teorias, querendo sempre se aproximar mais do que é verdadeiro com liberdade, autonomia e do que proporciona mais igualdade e fraternidade entre os seres humanos.

Um trânsito de Plutão por Aquário impele a transformações viscerais que exigem o novo, a partir de um corte radical com o passado no que se refere a tudo que se tornou disfuncional e que ameaça a evolução da existência humana.Temas que vão estar em pauta são as as ordens de governança interna e internacional, os sistemas financeiros, os órgãos internacionais de grande alcance global e as formas de energia (inclusive nuclear). Tudo que for motivado apenas pela ganância, pela repressão da autonomia e desrespeito aos direitos humanos tende a ser rechaçado com cada vez mais veemência por uma parcela cada vez maior da população.

Dito isso, com esses três planetas vibrando em uníssono por volta de três anos, muitas transformações de grande magnitude vão ocorrer, e todos que estivem preparados vão surfar nessa grande onda aproveitando e ajudando nas transformações. Mesmo assim, muitas vezes não vai ser fácil, mas para quem está disposto a colaborar, vai haver motivo de celebração com os resultados positivos que a batalha desse momento oferece!

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Urano em Gêmeos até 2032

Urano tem um ciclo de 84 anos através do zodíaco, ficando por 7 anos em cada signo. Esse planeta rege a inovação, a originalidade, a liberdade, a busca por novas ideias, a independência e a autenticidade, reagindo com força e veemência contra as convenções que limitam a verdade, a autonomia e a evolução da vida. Nesse sentido, é muito direcionado a ações que promovem  liberdade, igualdade e fraternidade entre os seres humanos e a novas invenções na área da ciência e tecnologia que ajudem a melhorar as condições da vida humana. Por isso, demanda muitas transformações e mudanças radicais, ou seja, mudanças que envolvem a raiz das questões. Também rege a capacidade de separar as emoções de decisões racionais e imparciais no que se refere à justiça, à verdade e à autonomia, quer seja pessoal, de um grupo ou de uma nação.

O signo de Gêmeos pertence ao elemento ar que rege o pensamento e interconecta tudo. O elemento ar é leve e coletivo, pois todo ser vivente respira e o ar pertence a todos. Em Gêmeos está associado ao hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pela mente racional e lógica, o desenvolvimento da linguagem, a capacidade de estabelecer analogias e conexões entre as informações e a rapidez mental. Também rege a escrita, a comunicação, as redes sociais, enfim, a possibilidade de nos relacionarmos e nos conectarmos com tudo. Deste modo, se refere às informações rápidas que vêm e vão no dia-a-dia de nossa vida. Por isso pode ser superficial e até não muito fidedigno porque muitas vezes fica muito mais focado na curiosidade e no movimento em si do que na profundidade e veracidade dos fatos.

Entretanto com Urano em Gêmeos é muito provável que haja uma demanda muito forte por mais verdade nas redes sociais, por leis de controle dessas mídias, com o intuito de coibir crimes de ódios, de intolerância às minorias e etc. Somando com as características de Gêmeos, o signo da diversidade e da multiplicidade de vozes,  a comunicação, o aprendizado e as interações sociais vão se tornar os principais focos da transformação e da liberdade. 

Dicas:

- Esteja aberto para aprender e desaprender.

- Pratique discernimento no consumo de informações.

- Explore novas formas de comunicação e expressão criativa.

- Cultive a flexibilidade mental.

- Mantenha-se atualizado para não perder o vôo e use o cinto de segurança!

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Netuno em Áries

 

Netuno leva 165 anos para percorrer os 12 signos do zodíaco ficando aproximadamente 14 anos em cada signo.

Nesse momento acabou de entrar em Áries e ficará definitivamente nesse signo pelos próximos 14 anos em janeiro de 2026.

Áries é o primeiro signo do zodíaco, elemento fogo e contém o impulso vital da vida. Seu caráter é expansivo, caloroso, vibrante, apaixonado e tenso. Sua ação é impulsiva, abrupta, rude, individualista e com uma forte tendência a se impor e dominar os outros.

No seu melhor confere liderança, coragem e ousadia, disponibilizando suas características para enfrentar e mesmo liderar grandes causas para o bem comum. No seu pior, lança mão da agressividade, violência e arbitrariedade para impor suas vontades sem medir consequências.

O planeta Netuno rege o mundo transcendente, a empatia, a inspiração, a compaixão, a espiritualidade, os sonhos e em última instância, aquilo que não podemos tocar ou ver concretamente, mas que existe e está além da matéria. Por todas essas características, quando não há maturidade e discernimento essa energia leva a ilusões, fantasias, delírios, drogas e psicoses.

Se juntarmos as características de Áries com as de Netuno temos algumas possibilidades:

O fortalecimento de filosofias de vida ou movimentos espirituais com uma forte ênfase na autosuperação, na força de vontade individual e na transformação pessoal e mundial através de ações mais contundentes, diretas e corajosas. Em outras palavras, a luta espiritual, filosófica e até mesmo ambiental, pioneira, inspiradora e atuante, baseada na liberdade, autonomia, respeito e amor ao próximo e à natureza.

Por outro lado essa configuração também propicia uma forte tendência a uma autoimagem ilusória de força e de poder que extrapola qualquer limite do cabimento. O super herói que pode tudo o que quer, tanto no nível pessoal quanto no que se refere a lideranças religiosas e políticas. Uma agenda ariana de prepotência e egoísmo misturada com o delírio netuniano,  líderes prepotentes, mestres das mentiras e do ilusionismo, falsos profetas, que só agem em benifício próprio e de sua corja.

Entretanto, a megalomania pode ser tão fora da real, que o tiro leva muita chance de acabar no próprio pé! Tenho Fé!

terça-feira, 1 de julho de 2025

A Mulher Através dos Tempos

 


Lilith um mito primordial do feminino, surgiu entre os sumérios a 3000 a.C na Mesopotâmia, onde atualmente se localizam o Iraque e o Kuwait.

Seu nome vem da palavra "Lil", que significa "ar", mas o termo mais antigo associado a ela é Lili, que quer dizer "espírito". Em princípio, foi uma deusa muito cultuada na Mesopotâmia e comparada à lua negra, à sombra do inconsciente, ao mistério, ao poder, a magia, ao silêncio, à sedução à fecundidade e à tempestade, representando um aspecto da Grande Deusa e os grandes mitos da criação.

As figuras da Grande Deusa se manifestaram em diversas culturas: no Egito temos Nut, a Mãe-Céu que representava toda a esfera celeste; Maya na Índia e Ishtar na Babilônia.

Lilith  foi frequentemente representada com cabelos longos, asas, corpo sensual e pés em forma de garras de coruja, denotando sua sabedoria.

Porém ela acabou sendo relegada ao papel de demônio na antiga religião judaica, que data de alguns milênios. De acordo com os hebreus, ela teria sido a primeira mulher de Adão, e não Eva. De acordo com o folclore hebreu tanto Adão quanto Lilith foram criados do mesmo barro e a partir de um momento, Lilith rejeitou Adão porque ele tentou forçá-la a ocupar uma posição submissa, não só no relacionamento como também no sexo. Para ela, ambos deveriam ter direitos iguais já que tinham sido criados do mesmo barro. Adão não aceitou as reivindicações de Lilith e ela se rebelou, e com seus poderes mágicos voou para o Mar Vermelho pondo um fim a essa união. Só então veio Eva, a segunda mulher de Adão, que foi criada da costela de Adão, denotando sua inferioridade com relação a ele e que inclusive foi responsabilizada pela tentação de Adão de comer do fruto da Árvore do Conhecimento, causando a queda do Paraíso.

Podemos perceber através de passagens bíblicas tão significativas a construção cultural do patriarcado e de que Deus é Pai, ou seja, um princípio masculino, e o tamanho da encrenca que sobra para a mulher.

A imagem de Lilith foi sendo cada vez mais associada a poderes demoníacos à medida que os valores patriarcais foram ganhando força e passaram a dominar os cenários da vida humana.

Também podemos abordar a história da mulher através dos tempos nos cenários econômico, social e político. Vamos lá!

Por muitos milhares de anos, o Homo Sapiens sobreviveu da coleta de frutos, raízes e sementes e da caça de animais silvestres. Mulheres e homens trabalhavam juntos pela sobrevivência, eram essencialmente nômades e havia igualdade de gênero. Ou seja, não havia distinções hierárquicas entre homens e mulheres, e as relações estavam baseadas em princípios coletivos. As mulheres amamentavam por muito tempo seus bebês, o que diminuía o índice de gravidez, e assim, o excesso de população nos grupos. Não havia reivindicação quanto à paternidade das crianças e o convívio era pelo bem coletivo e sobrevivência do grupo.

Na revolução agrícola, por volta de 10.000 anos atrás, começou o cultivo de milho, trigo, mandioca, cevada e feijão, de acordo com cada região, e assim, foi sendo criado um excedente de alimentos que podia ser armazenado, dando um pouco mais de segurança aos humanos da época. Muitos grupos, antes nômades, começaram a se fixar mais e mais nos lugares de plantio e lentamente foram formando aldeias. Com o excedente de alimentos, as mulheres podiam procriar mais e tinham que ficar em casa cuidando da prole por mais tempo o que foi gerando o aumento da população demográfica. Com o tempo, os humanos foram se apropriando de terras e criando a concepção de propriedade privada. Assim, os homens começaram a reivindicar a paternidade dos filhos, para garantirem que suas propriedades permanecessem na família. Deste modo, pouco a pouco, a mulher foi sendo pressionada e proibida de sair de casa e se tivesse relações com outro homem era severamente punida até com a morte.

Deste modo, a mulher foi totalmente subjugada, considerada um ser intelectualmente inferior, propriedade do pai e depois do marido, e tinha a obrigação de obedecer ao homem. Era totalmente excluída de qualquer espaço de decisão, tanto na área religiosa, quanto social e política e foi colocada num lugar insignificante, ameaçador, vulnerável, sujeita a subserviência e a terríveis punições caso desacatasse as leis e códigos dos sistemas aos quais pertenciam e que atendiam cada vez mais a estrutura patriarcal de poder.

Na Idade Média, com a Inquisição Católica e até os dois primeiros séculos da Idade Moderna, XVI e XVII, houve uma perseguição brutal às mulheres, inclusive pelos protestantes (puritanos) nos EUA.

Elas foram demonizadas, consideradas bruxas, torturadas e mortas aos milhares. A justificativa era que a mulher era intelectual e fisicamente inferior, ignorante, carecia de racionalidade, era fofoqueira, temperamental e provocava os desejos da carne no homem (acreditem se quiser...). Por isso era considerada uma vítima muito fácil de Satanás e por ele facilmente influenciada e possuída. Além disso, eram acusadas por trazer má sorte nas colheitas e a induzir a população à miséria, doenças e pragas. Na verdade, a maior parte dessas mulheres eram viúvas, parteiras, tratavam a população com ervas medicinais, viviam a margem da sociedade e tinham que lutar para sobreviver. Como podemos observar a trajetória da história da mulher tanto do ponto de vista religioso, quanto social e político foi, eu diria, horripilante!

Isso só vem mudando desde a metade do século XX com muitas lutas e ainda há muito que melhorar!

“O feminismo é a noção radical de que as mulheres são seres humanos.” Cheris Kramarae

 

 

terça-feira, 17 de junho de 2025

Como Lidar com a Ansiedade



A ansiedade é um sentimento de aflição, angústia, incertezas e medos diante dos desafios da vida. É um estado de antecipação frequente de que as coisas não vão dar certo.

 Essa condição vem acompanhada de pensamentos negativos de fracasso e de expectativas de sofrimento, gerando muita tensão, dor emocional e problemas físicos associados tais como, gastrite, dores musculares, dores de cabeça dentre outros.

Os transtornos de ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia-a-dia gerada pela correria, afobação e as preocupações normais da vida.

Eles aparecem como:

• Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);

• Sensação contínua de que ou algo ruim vai acontecer;

• Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;

• Medo desmedido de algum objeto ou situação em particular;

Medo exagerado de se expor publicamente;

• Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes que se repetem independentemente da vontade.

Para lidar melhor com a ansiedade aqui vão algumas sugestões terapêuticas:

• Primeiramente você precisa entender que na maior parte das vezes você está sofrendo por antecipação e que isto não ajuda na resolução dos desafios.
Muitas vezes, as coisas dão certo no final, e toda aquela angústia e aflição foram desnecessárias e só geraram dor e desgaste.

• Não seja perfeccionista mas tente fazer o melhor que pode e entenda que você não tem o controle absoluto sobre a vida, então, deixe que ela se encarregue da parte dela. Perceba seu apego, sua exigência demasiada e solte, desapegue.

Uma breve meditação:

• Sempre que puder, quando a ansiedade aparecer, respire profundamente algumas vezes, e visualize um ponto de luz violeta que se expande por toda a sua cabeça, por todo seu corpo, e se transforma numa chama na sua frente.

•  Através de sua intenção e rspiração, jogue toda sua apreensão nesta chama. Bufe e sopre se sentir vontade. Vá respirando e na expiração vá soltando os desconfortos, as encanações, desgastes e medos da mente, do coração e do corpo.

• Imagine um lugar da natureza onde tenha se sentido muito bem e preencha-se desse momento, dessa memória que existe dentro de você, que está aí, para nutrir-se e estabelecer um melhor estado de ser interno.

As terapias alternativas tais como, florais, aplicação de Reiki, tratamentos energéticos, acupuntura e outras, são muito eficazes no tratamento da ansiedade.

Às vezes é preciso entrar com medicamento alopático, mas se isto puder ser evitado através de conversas e de recursos terapêuticos vibracionais, melhor!

Se tiver interesse entre em contato para mais informações. WhatsApp (11) 99134-1640

Abraços terapêuticos!

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Os Quatro Elementos e seus Princípios Formativos

 


Os quatro elementos são formados por quatro princípios universais que se combinam entre si:

Quente + +  Frio + -

Úmido - -  Seco +

Quente: princípio ativo: ação, expansão, impulsividade.

Frio: concentração, condensação, lentidão, inatividade.

Úmido: princípio passivo: plasticidade, receptividade, adaptabilidade.

Seco: tensão, retesamento, movimentos repentinos, aridez.

Estas quatro qualidades primitivas, combinadas e integradas, geram os quatro elementos, que são as forças vitais que compõem a vida. A maneira como se integram, se potencializam e se transformam, está fundamentada na física atômica, nas forças eletromagnéticas, na gravidade e, na verdade, no que jaz subjacente ao mundo manifesto, a força vital que anima todas as coisas.

Os elementos Ar e Fogo são ativos e autoexpressivos. Estão sempre liberando suas energias e substâncias no mundo externo e tendem ao vasto.

Os Elementos Terra e Água são passivos, receptivos, adaptáveis e autocontrolados. Não projetam sua energia no mundo exterior, sem usar uma boa dose de observação e precaução.

Elemento Fogo: Quente e Seco
Universal, irradiante, excitável e entusiástico. Sua luz cria e ilumina a vida.
Função: intuição

Elemento Terra: Frio e Seco
Manifestação concreta de todas as coisas, solidez, estabilidade e resistência.
Função: sentidos

Elemento Ar: Quente e Úmido
Energia vital da respiração e interconexão de todos os seres vivos.
Função: pensamento

Elemento Água: Úmido e Frio
Útero da vida, fluidez, maleabilidade e receptividade.
Função: sentimento

Temos três signos de cada elemento, formando quatro triplicidades:

Triplicidade de Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Triplicidade de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio

Triplicidade de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

As diferentes características que se estabelecem entre os signos de uma mesma triplicidade ocorre devido às diferentes quantidades da combinação das qualidades primitivas que os formam.  Assim termos:

Triplicidade de Fogo:

Áries: predominância de Seco sobre Quente

Leão: igual proporção de Quente e Seco

Sagitário: predominância de Quente sobre Seco com pequena porcentagem de Úmido

Triplicidade de Terra:

Touro: predominância de Frio sobre Seco

Virgem: predominância de Seco sobre Frio

Capricórnio: Igual proporção de Frio e Seco com pequena porcentagem de Quente

Triplicidade de Ar:

Gêmeos: predominância de Quente sobre Úmido com pequena porcentagem de Seco

Libra: predominância de Úmido sobre Quente

Aquário: predominância de Quente sobre Úmido

Triplicidade de Água:

Câncer: predominância de Úmido sobre Frio com pequena porcentagem de Seco

Escorpião: predominância de Frio sobre Úmido

Peixes: predominância de Úmido sobre Frio

 Compreendendo essa dinâmica estrutural dos Princípios Formativos dos Quatro Elementos já estamos em posse de uma ótima ferramenta para o autoconhecimento. 

Porém é fundamental compreender que o que integra esses princípios de modo coerente é a  Quintessência, o Éter, o Espírito.