terça-feira, 6 de maio de 2025

Fundamentos das Terapia Holística

 


Física Quântica

Em 1900, o físico alemão Max Planck propôs que a energia era emitida em pequenos pacotes ou “quanta”.  Esta ideia foi o ponto de partida para o que viria a se tornar a física quântica ou mecânica quântica.
Ele chegou a essa constatação ao resolver o problema da radiação do corpo negro (materiais que não são submetidos ao aquecimento). Por exemplo, o ferro muda de cor à medida que sua temperatura aumenta. Ele primeiro fica vermelho, depois amarelo, posteriormente branco e, em temperaturas extremamente elevadas, o branco fica ligeiramente azul. Ou seja, o ferro aquecido emite irradiação de calor que não ocorre em um fluxo constante, que é o que ocasiona a variação de cores. Esse fluxo ocorre em pequenas porções de energia chamadas quanta.

Teoria da Relatividade

A ideia de Plank possibilitou que Albert Einstein formulasse a Teoria Especial da Relatividade em 1905. Ele postulou que o espaço não é tridimencional e que o tempo não é uma entidade separada, porque tempo e espaço estão intimamente ligados entre si, e que ambos formam um contínuo tetradimencional, o “espaço – tempo”, ou seja, nunca podemos falar de tempo sem falar de espaço e vice-versa. Além disso, o tempo não é linear nem absoluto, ele é relativo.
Outra constatação importante da Teoria da Relatividade de Einstein é a compreensão de que matéria e energia são intercambiáveis, ou seja, a massa é simplesmente a energia desacelerada, condensada e pode liberar energia. Nossos corpos físicos são energia, não há nada que não seja energia em diferentes estados ou frequências.
A energia pode ser convertida em massa e esta passou a ser considerada uma forma de energia. Este princípio é chamado de equivalência massa-energia e pode ser expresso pela fórmula de Einstein: E0 = mc²

Paradoxo

O paradoxo faz parte intrínseca do mundo subatômico, ou seja, pode-se provar que a luz é uma partícula (matéria) e que uma alteração mínima nessa experiência provará que a luz é uma onda. Assim entramos no conceito que os físicos denominam de complementaridade, ou seja, esses dois tipos de expressão da luz se complementam, não são excludentes.
No nível da manifestação física, psicológica e espiritual também verificamos essa dualidade complementar em tudo; feminino/masculino, força/suavidade, contração/expansão, frio/quente, úmido/ seco, introversão/extroversão, escuro/ claro, o campo eletromagnético do ser humano ou da terra, os dois hemisférios do cérebro e assim infinitamente.
A dualidade se complementa para que a vida seja, exista.

Entrelaçamento Quântico

entrelaçamento quântico (ou emaranhamento quântico) é um dos fenômenos mais fascinantes e misteriosos da física quântica. Ele descreve uma situação na qual duas ou mais partículas que já tiveram contato entre si, se tornam fortemente correlacionadas, pois o estado de uma, afeta instantaneamente o estado da outra, independentemente da distância que as separa. Sendo assim, o entrelaçamento sugere que as partículas podem estar conectadas de modos que transcendem o espaço e o tempo convencionais. Esse fenômeno provoca questões fundamentais sobre a natureza da realidade, do tempo e da causalidade.

O “mundo sólido” ou “as coisas”, na verdade, é “coisa e energia”. O universo inteiro é uma teia dinâmica de modelos inseparáveis de energia e está interconectado em forma de ondas. O observador é uma parte essencial e atuante na qualidade desse campo universal porque seu estado de ser e  ações impactam suas características de modos favoráveis ou não.

Big Bang

A teoria do Big Bang descreve a origem do Universo a partir da expansão violenta de uma partícula muito densa e extremamente quente que teve início há 13,8 bilhões de anos, aproximadamente. Essa expansão  não cessou, o que pode ser observado por meio do afastamento das galáxias. Nos primeiros momentos, o Universo era constituído pelo plasma de quark-glúons. De acordo com essa hipótese, todos os elementos conhecidos e desconhecidos que estão presentes no espaço vieram de um único ponto de altíssima temperatura e densidade infinita chamado “átomo primordial”. Com o passar do tempo, esse conjunto de partículas que estava em altíssimas temperaturas resfriou. Junto desse processo e da interação entre os elementos presentes no espaço, foi formado o Universo como hoje ele se apresenta. Sendo assim, tudo o que existe veio a partir desse evento cósmico e seus princípios formativos estão em casa manifestação, em cada um de nós. Tudo tem a mesma origem.

É possível que haja uma ordem implícita não manifesta que dê origem à realidade explícita, ou seja, o universo manifesto. As partes desse universo desde a menor partícula, até um ser vivente, uma planeta, o sol, uma constelação, são interconectadas de modo dinâmico, formando o campo unificado. Essa é a visão holográfica do universo.

Terapias Holísticas

A percepção holística está fora do tempo linear e do espaço tridimensional e precisamos exercitar essa experiência para irmos nos apropriando desse estado de ser. Por sermos parte do todo, podemos entrar num estado holístico de consciência, num estado de unidade, e absorvermos os poderes criativos e curativos do universo. 

Desse modo, podemos curar alguém em qualquer lugar, a depender do grau de consciência de unidade que conseguimos acessar. Quanto mais nossa percepção e conexão vão progredindo, maior o alcance de nossa ação no todo.

“Sustento que o sentimento religioso cósmico é o mais forte e o mais nobre incitamento á pesquisa científica.” Albert Einstein

“Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas apenas em contradição com o que conhecemos da natureza.” Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário